Patrono da Humanizar Internacional

     

    Randau Marques

    Jornalista

     

     

    Considerado o Primeiro Jornalista Brasileiro a se especializar em Meio Ambiente

    .

     

    "E a vertente de sucesso e credibilidade do iniciante Movimento Ambientalista brasileiro;

    foi exatamente o fato de nos escudarmos na boa ciência "

    Randau Marques

    .

    Image

    Randau de Azevedo Marques, nascido em um assentamento indígena em Igaçaba, Município de Pedregulho, no interior do Estado de São Paulo, Brasil, no dia 29 de agosto de 1949, foi um jornalista brasileiro. Trabalhou no Jornal da Tarde, por mais de 21 anos e marcou a história da imprensa nacional como o primeiro jornalista especializado em meio ambiente; e posteriormente para o O Estado de S. Paulo e na Agência Estado. e posteriormente foi funcionário da CETESB e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, onde foi assessor de imprensa de José Goldemberg.

    .

    O Pioneiro do Jornalismo Ambiental Randau Marques e o Pioneiro da Ecologia Emilio Miguel Abelha, já na década de 70, se uniram para caminhar juntos em pro dessas causas. Abelha o convida a participar do MAPE Movimento de Arte e Pensamento Ecológico, e Randau se dispõe a fazer materiais sobre as ações: passeatas, congressos, Cruzadas Ecológicas, manifestos, projetos de leis. sendo pioneiros no Brasil.

    .

    Sem ter feito o ensino superior, é definido por amigos e colegas de trabalho como um repórter brilhante, responsável por trazer à tona grandes temas da área ambiental, como o desmatamento da Amazônia.

    .

    Durante o período da ditadura militar brasileira, Randau foi considerado subversivo porque escreveu em um jornal da cidade paulista de Franca reportagens sobre a contaminação de gráficos e sapateiros com chumbo.

    .

    Em 1968 ele foi preso pela Operação Bandeirantes em decorrência das suas reportagens ambientais.

    Image

    Na década de 1980, cientistas, empresários, jornalistas e defensores da questão ambiental se aproximam e lançam as bases para a criação da primeira ONG destinada a defender os últimos remanescentes de Mata Atlântica no país. Surgia a Fundação SOS Mata Atlântica, em 20 de setembro de 1986. Um nascimento que representou um passo adiante no amadurecimento do movimento ambientalista no país, da qual, Randau, foi um dos fundadores, junto com Roberto Klabin, Fabio Feldmann, João Paulo Capobianco. E com o apoio do Pioneiro da Ecologia Emilio Miguel Abelha com os Renomados membros do MAPE.

    .

    Grandes coberturas investigativas são a marca da carreira de Randau. “Foi o pioneiro do jornalismo ambiental brasileiro. Era proativo, não tinha uma cobertura técnica, mas política”, lembrou o jornalista Rodrigo Mesquita. Segundo ele, Randau fez com que o Jornal da Tarde acabasse indiretamente sendo um dos fatores de articulação do Movimento Ambientalista em São Paulo. Uma das mais importantes foi em 1985, quando revelou que a Serra do Mar estava desabando. “Foram anos de cobertura para conseguir fazer com que a empresa parasse de poluir daquela forma”, conta Mesquita. Ele que levantou toda a tragédia de Cubatão. Tem fotos da Serra do Mar que estava desmoronando. Também ao realizar reportagens sobre a contaminação ambiental na cidade de Cubatão ele cunhou a expressão que se tornou famosa: "Vale da Morte", para denunciar o alto índice de mortalidade naquela cidade.

         

    .

    Uma das mais importantes foi em 1985, quando revelou que a Serra do Mar estava desabando. “Foram anos de cobertura para conseguir fazer com que a empresa parasse de poluir daquela forma”, conta Mesquita. Ele que levantou toda a tragédia de Cubatão. Tem fotos da Serra do Mar que estava desmoronando.

    .

    Também ao realizar reportagens sobre a contaminação ambiental na cidade de Cubatão ele cunhou a expressão que se tornou famosa: "Vale da Morte", para denunciar o alto índice de mortalidade naquela cidade.

    .

    .

       

     

    .

    .

    O HORROR DESUMANO DE CUBATÃO

    .

    Em 1988, quatro anos antes de o Brasil sediar a ECO/92: crianças até nasciam sem cabeça, tamanha poluição química que, conforme o jornalista. e a ciência comprovaram, contaminava as mães durante a gestação, em meio à degradação ambiental permitida..

    Mais tarde, pelo Jornal da Tarde, ele cobriu, em Porto Alegre (RS), a primeira polêmica ambiental envolvendo uma grande indústria. O fechamento da fábrica de celulose Borregaard, do dia 6 de dezembro de 1973 até 14 de março de 1974, atraiu a atenção de jornalistas de outros estados e do exterior..

    .

    Feldmann conta que o Jornalista Randau atuou também como assessor especial da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e foi responsável por muitas reuniões anuais. “ Foi ele quem fez essa ponte com a comunidade científica brasileira ” Aziz Ab'Saber que foi Presidente da SBPC, depois Presidente de Honra, Randau Marques, e Emilio Miguel Abella, eram amigos unidos num mesmo ideal ambientalista, trocando experiências e dando apoio ao Movimento.

    .

    Por motivo dos 80 anos, aniversario do Pioneiro da Ecologia Emilio Miguel Abella, se fez presente na festa de Homenagem que organizou o Presidente da Humanizar Internacional Jornalista Jorge Fernando Dal Molin e o Diretor da SOS Mata Atlântica Mario Mantovani, e Randau fez a cobertura e posterior divulgação na mídia.

    .

    Logo após Abella tendo partido para a Historia, fez uma matéria em Homenagem In Memória pela longa caminhada juntos. Com o carinho de sempre, Randáu Marques Jornalista; Randau Marques faleceu em 9 de abril de 2020, aos 70 anos, vítima de um infarto fulminante. Impossível descrever com palavras Randáu Marques, pioneiro do jornalismo ambiental, sim, foi indiscutível a sua importante atuação, se falamos da sua prima inteligência refletida como exímio escritor e sagas investigador jornalístico, sem duvidas. parabéns, mas o lado humano é para mim o mais impotente, e seu exemplo de altruísmo, sempre disposto a ajudar ao próximo, com humilde e bondade, receba nossa eterna gratidão, e a nossa saudade eterna.

    .

    Com o carinho e amor de sempre

    Jornalista Jorge Fernando Dal Molin

    Presidente da Humanizar Internacional

    .

    .

     

     

    .

    .

    .

     

    Homenagem a Randáu Marques

    .

     

    O Conselho Federal de Honrarias e Méritos, da HUMANIZAR INTERNACIONAL – MAPE , houve por bem homologar o nome de Randáu Marques e se lhe outorgo, da Soberana Ordem Internacional de Ecologia Pioneiro Emilio Miguel Abella a Comenda Cidadão Amigo da Ecologia pelos relevantes serviços prestados.

    Após sua partida para a historia, In Memoriam. o Titulo de Honra, Patrono Jornalista Ambiental. para dar conhecimento às gerações vindouras, e perpetuar o seu trabalho, que, atuando com coragem, persistência, dedicação, consciência ética e moral em defesa da Preservação do Meio Ambiente e a Responsabilidade Social, dando um exemplo a ser seguido, assim sendo, seu nome referendado com louvor, pelo Conselho Federal .

    .

     

    Jorge Fernando Dal Molin

    Presidente Conselho Federal

    de Honrarias e Méritos da

    HUMANIZAR INTERNACIONAL

     

    .

    .

     

    Referências

    1. ↑ Museu da Pessoa (16 de maio de 2005). «História de Vida: Randau de Azevedo Marques». Museu da Pessoa. Consultado em 12 de fevereiro de 2018

    2. ↑ Casagrande, Ferdinando (2016). Jornal da Tarde: Uma ousadia que reinventou a imprensa brasileira. São Paulo: Alpendre. 310 páginas

    3. ↑ Ir para:a b Estadão (2005). «Relatório de Responsabilidade Corporativa». Consultado em 12 de fevereiro de 2018

    4. ↑ Ir para:a b Gabriela Ferigato; Rodrigo Alvares (5 de junho de 2014).

    «Especialistas resgatam grandes coberturas de meio ambiente e contam desafios da editoria». Revista Imprensa. Consultado em 12 de fevereiro de 2018

    5. ↑ Trigueiro, André (2005). Mundo sustentável: abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação. Rio de Janeiro: Globo Livros. p. 297. 302 páginas

    6 ↑ Fonte: https://www.terra.com.br/noticias – NOTÍCIAS / 9 ABR 2020

    .

    .

    .

     

     

     

    © 2025.HUMANIZAR INTERNACIONAL. Todos os Direitos reservados. Produzido porHUMANIZAR