
Filosofia e Humanísmo
O que é Ecologia Humana?
.
.
Aldeia - O que é a Ecologia Humana defendida por Abellá? *
.
Abellá - Quando se fala em Ecologia, as pessoas só se preocupam com duas questões, a fauna e a flora. A sensibilidade planetária que eu vislumbro, no entanto, vai muito além desses dois fatores. O equilíbrio da natureza não se limita a eles. Em todo conflito, de qualquer ordem que seja, existem o agente ativo e o agente passivo. Com o agente ativo não nos preocupamos nunca, só com o agente passivo, a biosfera. E o culpado pela crise da biosfera quem é? Ela é provocada pela noosfera, a parte inteligente da terra. Então, não fazemos mais que transferir para a biosfera a parte crítica, insustentável, desequilibrada, caótica, apocalíptica, que é a noosfera.
.
Nunca se enfocou esta parte, e esta é a preocupação da Ecologia Humana. Devemos considerar o Homem como o responsável pela crise e responsável também pela saída da crise. Veja você, a criação parece ser mais inteligente que o ser humano. A criação evoluiu de tal maneira, em suas diferentes etapas: mineral, vegetal, animal, vida racional, e colocou o ser humano no vértice da pirâmide e agora ele, do vértice, condena toda a pirâmide: a bomba atômica, a camada de ozônio, a água potável e a não potável, as florestas, as áreas cultiváveis, o ar nas grandes concentrações humanas onde vive mais de 60% da população humana. Globalmente, tudo caminha para a degradação. A natureza segui o seu rumo e o Homem o reverteu.
.
Nas grandes megalópoles, o ser humano é um elemento decisivo, e de outro lado estão a flora e a fauna totalmente degradadas. Tem que englobar tudo isso. Penso que, sem a Ecologia Humana, nem a Ecologia Biológica sobreviverá. Se a gente não pode mais pensar pela emoção, vamos para a Ecologia Humana, a parte econômica, mental, lógica, global da Ecologia.
.
.
.