Emilio Miguel Abellá

    Emilio Miguel Abellá

    .

    .

    PATRONO DA HUMANIZAR INTERNACIONAL

    .

    Pioneiro da Ecologia

    .

    EMILIO MIGUEL ABELLÁ

    .

    "O Quixote da Ecologia Humana"

    .

    .

    Movimento na Espanha

    Em 1942, em Barberá - Espanha, cria um movimento humanista e reabre as bibliotecas. Em 1943, em Barberá - ES, cria jornal catalã LLUM (LUZ), hoje uma revista.

    .

    Em l944, em Barcelona-ES, funda uma revista com ideias pacifistas e humanistas apoiada por vários Prêmios Nobel da Paz e intelectuais como o poeta, romancista, ensaísta, filósofo, dramaturgo, jornalista, o Grego Nikos Katzantsakis.

    .

    Em 1950, viaja para Buenos Aires, Capital Federal da República Argentina, continua divulgando suas ideias humanistas e ecologistas, conseguindo editar outra revista...

    .

    Em 1951, em Córdoba - República Argentina, trabalhou com artes plásticas e escreveu inúmeros pensamentos sobre humanismo.

    .

    .

    Início do Movimento no Brasil

    ,

    Em 1964, aos 45 anos, São Paulo - Brasil, Artista Plástico e pioneiro na arte de usar o poliéster nas telas. Realizou mais de 50 exposições, ganhou prêmios e a atenção da crítica nacional e internacional, sendo convidado a expor e palestrar em outros países.

    .

    Em l973, impactou. pelas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro, a população brasileira, com a Causa ecologista. Após idealiza, funda e preside o MAPE - Movimento de Arte e Pensamento Ecológico, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a preservação do meio ambiente, foram mais de 90 exposições coletivas em Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo. O Movimento abrangeu assim, mais de 800 artistas e intelectuais nacionais e internacionais renomados, além de milhares de simpatizantes.

    .

    O Movimento caracterizou-se pela qualidade de seus membros. Na comissão executiva figuravam: Orlando Villas Boas, Darci Penteado, Roberto Bourle Marx, Clovis Graciano, Claudio Villas Boas, Rebolo Gonzales, Luis Carlos de Barros, Ademir Martins, Paulo Lébies Bomfim, Tito Batini entre outros.

    .

    No dia 26/09/73 na Galeria de Arte da Faculdade Paulista de Música, realizou a primeira exposição coletiva, "Contra o bárbaro e desumano totalitarismo cibernético".

    .

    No dia 20/03/1974, na Galeria Espade, realizou outra exposição, onde participaram mais de 100 artistas de prestígio internacional.

    .

    Em 15/12/1974, Mar del Plata - República Argentina, è co-fundador da Casa de Cultura, com seu companheiro de lutas Jornalista Jorge Fernando Dal Molin, e hoje seu sucessor na liderança do Movimento.

    .

    O MAPE - Movimento de Arte e Pensamento Ecológico foi alvo de convite dos mais importantes Centros Culturais de Paris, Madrid, Barcelona, Buenos Aires, La Paz, além dos artistas acima mencionados participaram também, Penachi, Tozzi, Sirón Franco, Nitzsche, Bonomi e outros.

    .

    Criou três "CRUZADAS ECOLÓGICAS", pela Prefeituras do interior do Brasil envolvendo, autoridades, artistas, intelectuais e o público em geral, unindo e integrando os estados.

    .

    Museu Mundial da Ecologia

    .

    Em l978, idealizou a construção de um MUSEU MUNDIAL DE ECOLOGIA para o Brasil, em Ribeirão Pires.

    .

    Em 1982, fundou a APEDEMA - Associação Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente, que congregava 120 entidades.

    .

    Em 18 de dezembro de 1984, protesto e dramatização contra a importação do Isocianato de Metila, substância tóxica. Como apoio do Gov. Franco Montoro.

    .

    No 6 /11/ 1985, realizou a exposição coletiva ECO ART, com 50 painéis na Av. Paulista, 1° Bienal Ecológica Urbana, com cobertura do Programa FANTÁSTICO.

    .

    UCAN - União Contra o Armamento Nuclear

    .

    Em 1989, fundou e presidiu a UCAN - União Contra Armamentos Nucleares, binacional, com filial na Argentina, representado no país vizinho pelos amigos: Ernesto Sábato, o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel, Miguel Grimberg e o Jornalista Jorge Fernando Dal Molin.

    .

    500 Anos de América

    .

    Em 1989, coordenou, na América Latina,. o Projeto "500 ANOS DE AMÉRICA". O Movimento baseava-se na crítica ao "Progresso do Descobrimento"

    .

    No dia 18 de Abril de l992 - Dia do Índio - organizou um protesto enérgico contra a FUNAI e a Prefeitura de São Paulo, quando fincou 136 cruzes brancas no Ibirapuera.

    .

    Eco 92

    .

    Na ECO / 92, no Rio de Janeiro, foi um dos 25 Brasileiros convidados especiais, a participar das Reuniões dos Governos estrangeiros a palestrar a Presidentes, Primeiros Ministros, Embaixadores, Ministros Plenipotenciários e representantes de mais de l70 Países, quando declarou: Liga pela Ecologia Humana

    .

    Após esta declaração, em 19 de junho de 1992, aos 73 anos, retira-se para o Aterro do Flamengo e integra 225 ONGs, associações e entidades ambientalistas e humanistas, vindo a fundar a LIGA pela Ecologia Humana.

    .

    Eco Pós Eco

    .

    Em 28 de Agosto de l992 cria o evento ECO PÓS ECO, que consiste em uma dramatização na rua contra a poluição atmosférica.

    Em l993, idealiza o I SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ECOLOGIA HUMANA, no Convento de São Francisco, em São Paulo. Divulga então, a ideia de: Ecolofilismo - Ecologia para o futuro ou a ecologia da mente.

    .

    Cidadão Paulistano>

    .

    No dia 18 de Setembro de l995, aos 76 anos, recebeu o titulo de CIDADÃO PAULISTANO pela Câmara Municipal de São Paulo. No dia 28 de Setembro de l995, consegue a aprovação, na Câmara Municipal de São Paulo, Moção 05-0061/1995, para a criação do Museu Mundial da Ecologia.

    .

    .

    HUMANIZAR Associação para o Restabelecimento da Dignidade Humana

    ,

    Em 1996, recebe o convite do humanista e ecologista Jornalista Jorge Fernando Dal Molin, a fundar a HUMANIZAR Associação para o Restabelecimento da Dignidade Humana. Em parceria com as duas ONG's, LIGA e HUMANIZAR, coordena para o Brasil a "Campanha 2000 Sem Guerras", da "Mundo sem Guerras", a partir de Maio de 1996, "JORNADAS PELA PAZ", na Câmara Municipal de São Paulo com uma mensagem do Prêmio Nobel da Paz, Mikhail Gorbatchev. Nos dias 8 e 9 de Janeiro de 1997, coordenou as XII JORNADAS INTERNACIONAIS, da ONG "Mundo Sem Guerras", em São Paulo, com apoio das ONG's LIGA e HUMANIZAR.

    .

    A matéria sobre o evento foi publicada no Jornal O Estado de São Paulo juntamente com uma mensagem do Prêmio Nobel da Paz, Mikhail Gorbatchev. Em 4 de Maio de 1997, coordena o DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA ATIVA, como apoio das ONG'S HUMANIZAR e LIGA, De 1997 a 2000, organizou e coordenou em conjunto com o humanista e ecologista Jornalista Jorge Fernando Dal Molin.

    .

    CONGRESSOS ANUAIS DE ECOLOGIA HUMANA. No ano de l998, aos 79 anos , juntamente com Jornalista Jorge Fernando Dal Molin fez a CAMPANHA POR UMA ECOLOGIA HUMANA.

    .

    Museu Virtual da Ecologia

    .

    Em 1998, a cria o MUSEU VIRTUAL DA ECOLOGIA através do apoio do Governo do Estado de São Paulo (Diário Oficial da Res. SMA 89, de 21/12/98). Em 1998, Abellá nomeia então como seu sucessor na presidência da LIGA pela Ecologia Humana, Jornalista Jorge Fernando Dal Molin, tendo este a incumbência de continuar com o Museu Mundial da Ecologia, o Museu Virtual da Ecologia, e os ideais de Ecologia Humana.

    .

    Vida cotidiana Pela manhã era encontrado na Câmara Municipal de São Paulo, à tarde estava sempre dando palestras ou na Cetesb ou na SMA onde conquistou o respeito de todos, desde Governador, Secretários, Assessores e Vereadores, e demais funcionários dessas casas.

    .

    Nesta biografia foram citados os eventos idealizados e coordenados por Abella, deixando de mencionar as inúmeras passeatas em prol ao meio ambiente, contra políticos corruptos, pesquisas sobre violência e drogas em comunidades carentes, inúmeras campanhas de distribuição de cestas básicas, brinquedos, agasalhos, dentro tantas outras as quais dedicou sua vida. o Pioneiro da Ecologia, Emílio Miguel Abellá, por seu trabalho incansável, espírito guerreiro, e como também era chamado:

    ,

    "Guru da Ecologia Humana"

    .

    Seria heresia sintetizar sua vida em uma simples biografia. Portanto, seu sucessor no Movimento e Presidente da HUMANIZAR e LIGA pela Ecologia Humana, Jornalista Jorge Fernando Dal Molin, está escrevendo um livro e o cineasta e diretor de teatro Flavio Porto, propôs-se a fazer um documentário sobre sua vida.

    Até o último de seus dias na terra trabalhou, vigiou, alertou e deixou um legado de fé e esperança para a humanidade:

    ,

    .

    A ecologia só avançará na medida que incorporemos

    os valores humanos que o fundamentam

    ,

    Pioneiro da Ecologia Emilio Miguel Abella

    .

    .

    .


    © 2025.HUMANIZAR INTERNACIONAL. Todos os Direitos reservados. Produzido porHUMANIZAR