Cláudio Villas Boas

    Cláudio Villas Boas


    .

    Patrono e Co-fundador do MAPE - Movimento de Arte e Pensamento Ecológico. Convidado por o Pioneiro da Ecologia Emilio Miguel Abella para fazer parte da Primeira Comissão Diretiva, composta por Notáveis Brasileiros

    .

    Claudio Villas-Bôas (Botucatu, 8 de dezembro de 1916 — São Paulo, 1 de março de 1998), Pioneiro Indigenista no Brasil, de renome internacional.

    .

    Foi indicado duas vezes para o Prêmio Nobel da Paz, com Cláudio, em 1971 e, em 1976, pelo resgate das tribos xinguanas.

    .

    Juntamente com os seus irmãos Villas-Boas projetou-se na política indigenista, com apoio do Marechal Cândido Rondon.

    .

    Em 1995, recebeu o Premio Jabuti. o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL)..Criado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro

    .

    Biografia

    .

    Cláudio Villas-Bôas (Botucatu, 8 de dezembro de 1916 — São Paulo, 1 de março de 1998), junto com seus irmãos Orlando e Leonardo, projetou-se na política indigenista brasileira. Cláudio, Orlando e Leonardo, os irmãos Villas-Bôas, membros de uma família com mais irmãos, foram os seguidores do ideal de defesa ao índio e com o apoio do Marechal Cândido Rondon o ajudaram a consolidar o Parque Indígena do Xingu (este pensava diferente dos irmãos Villas-Bôas, de Darcy Ribeiro e do sanitarista Noel Nutels).

    .

    Os irmãos lideraram a Expedição Roncador-Xingu, iniciada em 1943 e foram os responsáveis por estabelecer o primeiro contato do homem branco com os povos do Xingu.

    .

    Depois de 24 anos deixou em seu rastro mais de 40 novas cidades, 19 campos de pouso e o Parque Nacional do Xingu, criado por lei em 1961, com a ajuda de Darcy Ribeiro.

    .

    Na expedição, Orlando, Cláudio, Leonardo e Álvaro mapearam a região que visitaram, conseguindo permissão tácita para instalar as bases da Fundação Brasil Central. Cuidadosos, eles souberam agir contra ideias assimilacionistas e contra a ação de especuladores.

    .

    Os irmãos Villas-Bôas, fizeram o reconhecimento de numerosos acidentes geográficos do Brasil central, motivo pelo qual Orlando, recebeu, em 1967, a Medalha do Fundador da Royal Geographical Society.

    .

    Em suas expedições, os irmãos abriram mais de 1.500 quilômetros de picadas na mata virgem, onde surgiram vilas e cidades. Orlando e Cláudio indicados duas vezes para o Prêmio Nobel da Paz, em 1971 e, em 1976, pelo resgate das tribos xinguanas.

    .

    Em 1973, foi convidado pelo Pioneiro da Ecologia no Brasil, Emilio Miguel Abella, para ser Diretor e Co-Fundador do MAPE Movimento de Arte e Pensamento Ecológico, A Arte ao serviço da Ecologia. Cruzadas Ecológicas com mostras coletivas de Arte e com parceria da UBE União Brasileira de Escritores, que despertou a proteção do Meio Ambiente no Brasil, leis ambientais, formação e união de Ongs.

    .

    Em 1995, recebeu o Premio Jabuti. o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro(CBL)..

    Criado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro

    .

    .

    CLAUDIO VILLAS-BÔAS

    veja MAPE - O INDIGENISTA

    .

    .

    Referências

    1. Folha de S.Paulo. Consultado em 4 de julho de 2020

    2. O Wikiquote possui citações de ou sobre: Cláudio Villas-Bôas Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar aWikipédia expandindo-o


    © 2025.HUMANIZAR INTERNACIONAL. Todos os Direitos reservados. Produzido porHUMANIZAR